SEU NEGÓCIO NA INTERNET – Sem complicações

SEU NEGÓCIO NA INTERNET – Sem complicações

Muitos gestores de TI preocupam-se com a infraestrutura para as aplicações de negócios, deixando de lado detalhes importantes que ajudam estes mesmos negócios a se tornarem melhores.

Um bom exemplo disto é o desenvolvimento adequado de um web site, ficando esta tarefa, quase sempre, nas mãos do time de Marketing, que direciona e determina o que se deve fazer, sem a preocupação de um alinhamento com o time de TI.

Isto eleva os custos e, frequentemente, gera desconforto entre as áreas, ocorrendo uma transferência de responsabilidades, hora caindo a culpa sobre o time de Marketing, hora sobre o time de TI.

A solução é a atuação em conjunto, adotando um modelo que chamamos de “Boas Práticas para manter uma boa presença na Internet”.

Basicamente este modelo se resume em cinco práticas básicas. São elas:

  1. Desenvolvimento do web site responsivo

Contempla o desenvolvimento de um site que pode ser visualizado em estações de trabalho convencionais, como notebooks e desktops, como em dispositivos móveis, sejam celulares ou tablets, independente do navegador utilizado;

  1. Escolha do provedor de hospedagem

Geralmente, e não raro, o time de Marketing se esquece deste item, aceitando as opções que a agência de desenvolvimento propõe, sem avaliar se alguns pontos chaves serão cumpridos, como: Linguagem utilizada no desenvolvimento, segurança adequada contra invasões e sequestros de dados, backup das informações, performance de acesso, custos adequados, entre outros.

Neste ponto, quando os problemas acontecem, a área de TI é sempre chamada para resolvê-los e então a confusão está formada… Não quer assumir a responsabilidade, já que não foi consultada no início do projeto.

Diante disto, o melhor é, sempre e sem exceção, deixar que o time de TI cuide desta tarefa, encarregando-se de escolher o modelo do desenvolvimento, qual linguagem será utilizada, onde e como o site ficará hospedado, gerenciando não somente os requisitos de segurança e backup, como também a gestão de custos, evitando os desperdícios do investimento feito.

  1. Garantia de continuidade

Sempre que um desenvolvimento é feito, o conteúdo comprado é entregue e, infelizmente, com o tempo, os controles de versões e atualizações necessárias se perdem, gerando retrabalho e até mesmo um novo desenvolvimento.

É função do time de TI se precaver destes riscos, escolhendo um modelo de desenvolvimento que viabilize a continuidade por outros desenvolvedores, além daqueles contratados na fase inicial. Isto permitirá que não só o conteúdo não se perca, como também as informações que se acumulam com o tempo sejam preservadas, como os registros de informações que podem dar bons insights para melhorias no negócio.

  1. Visibilidade e estatísticas

Outro ponto de falha que acaba ocorrendo quando um time de Marketing organiza o desenvolvimento do web site é que, não raro, esquece-se de providenciar tecnologias integradas ao desenvolvimento que permitam gestão de performance e estatísticas de uso.

Muitos não sabem, mas é plenamente possível que o desenvolvedor, que acabou de criar o seu web site, já entregue estes recursos e, o que é plenamente possível, com tudo já incluído.

SEO (Otimização do web site para ferramentas de busca), configurações de meta tags para sites de buscas, cadastros no engine dos buscadores e muito mais são tarefas necessárias e devem ser entregues juntamente com a publicação do web site. Seu time de TI saberá, desde o início, negociar isto com o desenvolvedor e providenciar que tudo já venha pronto, economizando tempo e dinheiro.

  1. Redes Sociais integradas

Ainda encontramos muitas empresas de desenvolvimento trabalhando em seções distintas e isoladas, hora vendendo somente a criação do web site em si, hora somente a criação para as principais redes sociais.

Isto se torna uma maneira de aumentar a receita de quem desenvolve, gerando mais custos para quem compra, que acaba pagando dois serviços, sendo que isto facilmente seria negociado pelo time de TI de forma que tudo já venha integrado, exigindo apenas uma gestão de inclusão de conteúdo, que posteriormente o próprio time de Marketing pode cuidar.

Veja que a aplicação de práticas simples, desde a concepção do web site, pode melhorar sensivelmente a presença da sua empresa na Internet, considerando não somente o desenvolvimento de um bom web site, mas principalmente a garantia da sua continuidade integrada com as redes sociais, o que, nos dias atuais, devem caminhar juntos.

A R2 Technology possui times de desenvolvimento que entendem as necessidades de Marketing e TI e preparam um projeto completo para web sites empresariais, garantindo as Boas Práticas para manter uma boa presença na Internet, sem preocupações futuras com obsolescências, insegurança nas informações ou falta de integração com suas redes sociais.

Fale com um de nossos especialistas e peça uma apresentação sobre como atuamos. Temos certeza que o TCO (Custo Total de Propriedade) será o mais vantajoso possível.

R2 TECHNOLOGY

 

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