Muitos especialistas de mercado, como por exemplo, Gartner e IDC, lançam anualmente relatórios específicos sobre tecnologias e tendências para que empresas mantenham sua área de TI dentro das melhores práticas possíveis.
As recomendações são tantas que chegam a assustar os gestores, que normalmente estão sempre um passo atrás das inovações;
E estas, infelizmente (ou felizmente), não param de chegar.
Pensando nisto, elencamos os cinco principais cuidados que uma empresa precisa ter com sua área de TI para que não corra riscos na operação:
Atualizações – Hardware e Software
Parece básico, mas boa parte das empresas não se preocupa com as atualizações devidas em seu ambiente, seja no quesito de hardware ou de software.
Equipamentos obsoletos podem não possuir mais peças de reposição de mercado.
Ocorrendo um problema grave, não há como fazê-lo voltar a operar dentro de um nível de serviço acordado (SLA) satisfatório, podendo assim interromper a sua operação.
Operação interrompida é prejuízo certo.
Sistema operacionais desatualizados abrem brechas de invasão, comumente exploradas por hackers, provocando interrupções e incompatibilidades que podem prejudicar os negócios.
Segurança da Informação
Atualmente, um fator que tem provocado grandes prejuízos nas empresas é o sequestro de dados em troca de pagamento de resgate para obtê-los liberados.
A adoção de uma política de um modelo de segurança dentro das melhores práticas, monitorada e gerenciada, garantirá que esteja sempre atualizada, é a uma ação obrigatória para se evitar invasões indesejadas.
Proteção para o acesso aos dados
A partir de 2021, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) instituiu obrigações para que empresas tenham transparência no armazenamento de dados de terceiros, sejam fornecedores ou clientes.
Existe todo um processo, desde a gestão de acesso e identidade de usuários até o armazenamento seguro das informações, que precisa ser seguido dentro das regras da lei.
Caso contrário, um usuário ou cliente insatisfeito com a sua empresa, por uma razão qualquer, poderá acioná-la judicialmente e provocar um prejuízo milionário.
Backup de dados
Diferente de proteger os dados, a cópia de segurança, mais conhecida como backup, irá garantir que a sua empresa tenha, em local seguro, um volume fiel dos seus dados para que seja usado no caso de necessidade.
Atualmente são poucas as empresas que fazem os testes semestrais de recuperação de dados de backup.
As cópias são feitas e nunca testadas. Ao precisar, isto poderá colocar o negócio em risco.
Solução para Continuidade dos negócios em TI
Conhecido como ambiente de DR (Disaster Recovery), a solução para que o ambiente de TI tenha continuidade garantida no caso de desastres é primordial nos dias de hoje, porém utilizada por uma porcentagem muito pequena das empresas.
Não basta ter o dado em nuvem e ter um backup.
É necessário que tenha um segundo ambiente, distante do primeiro, pronto para entrar em operação, caso o principal sofra um dano definitivo.
E como garantir que sua empresa tenha tudo isto sem que precise investir em um grande time de TI?
A solução é a terceirização da gestão de seu ambiente de TI por empresas especializadas que cuidam de tudo isto.
Além delas estarem sempre conectadas com o que há de mais novo em termos de tecnologias e inovações de mercado, cuidarão de seu ambiente 24x7x365.
Sem que precise investir num time próprio, que geralmente opera apenas em regime 8×5, ou seja, de segunda à sexta, das 09:00hrs às 18:00hrs.
A R2 Technology possui profissionais especializados que gerenciam remotamente ambientes de TI 24x7x365 e oferecem consultoria profissional para que sua empresa atenda os cinco pontos elencados acima; e tudo dentro de um orçamento que cabe no seu bolso.
Fale conosco e saiba mais como podemos ajudar a sua empresa a adotar os cinco principais cuidados no seu ambiente de TI.