Access point sem fio (WAP) é um dispositivo de rede que permite aos dispositivos sem fio se conectarem a uma rede cabeada.
É mais simples e fácil instalar WAPs para conectar todos os computadores ou dispositivos na rede do que usar fios e cabos.
Por que usar um WAP para configurar uma rede sem fio?
O uso de access points sem fio (WAPs) permite criar uma rede sem fio na rede cabeada atual, para que você possa utilizar dispositivos sem fio.
Você também pode usar um extensor de malha ou WAP para aumentar ainda mais o alcance e a intensidade do sinal da rede sem fio e proporcionar uma cobertura mais abrangente,.
Dessa forma, livrando-se de “pontos mortos”, especialmente em grandes escritórios ou edifícios.
Além disso, você pode definir as configurações dos WAPs usando um único dispositivo.
Tipos comuns de configuração de access points
Access point raiz
Nesta configuração, um access point é conectado diretamente a uma LAN com fio, fornecendo um ponto de conexão para os usuários de conectividade sem fio.
Contudo, se mais de um access point estiver conectado à LAN, os usuários poderão se movimentar de uma área das instalações para outra sem perder a conexão de rede.
Access point repetidor
Um access point ou extensor de malha pode ser configurado como um repetidor autônomo para aumentar o alcance da infraestrutura ou superar um obstáculo que bloqueia a comunicação por rádio.
O repetidor encaminha o tráfego entre usuários das redes com e sem sem fio, enviando dados para outro repetidor ou para um access point conectado à rede cabeada. Assim, os dados são enviados pela rota que oferece o melhor desempenho para o cliente.
Bridges
Os access points podem ser configurados como bridges raiz ou não raiz para ingressar em várias redes. Um access point nesta função vai estabelecer um link sem fio com uma bridge não raiz. O tráfego é transmitido pelo link sem fio para a rede com fio.
Workgroup bridge
Os access points que estão no modo workgroup bridge podem se “associar” a outros access points, como por exemplo, clientes e fornecer conexões de rede para dispositivos conectados às portas Ethernet.
Por exemplo, se a empresa precisar de conectividade sem fio para um grupo de impressoras de rede, você poderá conectar as impressoras a um hub ou switch, à porta Ethernet do access point e configurar o access point como uma workgroup bridge.
A workgroup bridge vai ficar “associada” a um access point na rede.
Unidade central em uma rede sem fio
Em uma rede sem fio, um access point atua como uma unidade raiz independente.
Ele não está conectado a uma rede local com fio. Em vez disso, o access point funciona como um hub que vincula todas as estações.
Ele serve como ponto principal das comunicações, aumentando o alcance da comunicação dos usuários de conectividade sem fio.
Principais benefícios da atualização para access points sem fio (WAPs)
Os WAPs são uma alternativa mais prática, segura e econômica do que o uso de fios e cabos para conectar todos os computadores ou dispositivos da rede.
O uso de WAPs para configurar uma rede sem fio pode oferecer muitas vantagens para as empresas de pequeno porte.
Por exemplo, o acesso a uma rede sem fio é mais prático. Adicionar novos usuários também é bem menos complicado.
Você pode facilmente oferecer acesso à Internet aos usuários convidados, dando a eles uma senha para acessar a rede sem fio com segurança.
Além disso, você pode segmentar os usuários, incluindo convidados, para ajudar a proteger os recursos e ativos da rede.
Prepare-se para o futuro
Ao investir em WAPs com modularidade pronta para o futuro, você ajuda a preparar a infraestrutura de TI para ter compatibilidade com as tecnologias de próxima geração.
Os WAPs que atendem ao novo padrão Wi-Fi 6 (802.11ax), por exemplo, podem ajudar você a montar uma rede sem fio confiável, escalável e segura para lidar com o número cada vez maior de dispositivos da Internet das Coisas (IoT) e com os dados que esses dispositivos vão gerar.
Quer saber mais? Entre em contato com a R2 Technology!